top of page

CULINÁRIA RUSSA

Foto do escritor: Bianca NobreBianca Nobre

A Culinária Russa possui uma grande variedade de pratos, muitos influênciados de outros países. Segundo analistas, os pratos russos não se desviam muito dos padrões europeus; mas no entanto, alguns são considerados únicos no mundo. É famosa por suas sopas exóticas, as mais variadas são com cogumelos que abundam as florestas russas; o pão é acompanhamento obrigatório dos pratos principais e das sopas. Uma mesa russa nunca fica completa sem uma garrafa de vodka. Tradicionalmente os russos são consumidores desta bebida: tal como o whisky na Escócia e o vinho do Porto em Portugal.



ABC da Culinária Russa

A: ~ Airela: Fruto de um arbusto de bosque; é uma baga de tamanho pequeno e de cor negra.

B: ~ Blinchiki: Crepe doce recheado com diversos tipos de frutos ou cremes, que se utiliza como sobremesa. ~ Blinis: Estes pequenos crepes dourados simbolizam o Sol primaveril. São típicos da Máslenitsa, semana de festa que celebra o final do longo Inverno. As sertãs onde se confeccionam nunca devem ser lavadas. Os blinchikis são uma variante mais recente e mais fácil de preparar. ~ Borsch: É a grande sopa invernal (batata, baterraba, repolho e carne) das regiões centrais e meridionais da Rússia. Serve-se com natas e ervas picadas.

G: ~ Golubtsi: Rolinhos de folhas de repolho com recheio de carne.

K: ~ Kasha: Denominação genérica dos cereais fervidos em água ou leite e temperados com sal ou açúcar, manteiga, torresmos, cebola frita, etc. Prato russo por excelência.

~ Kazinaki: Um doce feito de semente de girassol com açúcar derretido e cristalizado.

~ Khren: Muito parecido com “Raiz forte”, também rolado, porém tem cor de beterraba, pois e tingido com suco de beterraba.

~ Kisel: São bebidas deliciosas que antigamente se fermentavam com fermentos de cereais. Hoje em dia utiliza-se fécula de batata, o que lhe dá uma consistência ligeiramente gelatinosa.

~ Kliúkva: Planta rasteira dos pântanos de turfa. O seu fruto de cor vermelho-escuro, comestível, contém grande teor de ácido cítrico.

~ Kotleti: Bifes de carne de vaca e porco picada com cebola e pão, um dos pratos russos mais típicos.

~ Kulich: Bolo tradicional da Páscoa russa comprido como uma torre, feito com fermento de pão, passas e frutas cristalizadas, açafrão, cardamomo e baunilha. Lembra um panetone coberto com açúcar glacê. Na Rússia é comido com ovo cozido.

~ Kutiá: Arroz cozido com passas que se serve em velórios.

~ Kvas: Bebida refrescante um pouco ácida e de pouca graduação, obtida por fermentação de farinha ou pão de centeio. O gosto lembra um pouco cerveja um pouco suco de maracujá fraquinho e sem açúcar.

M: ~ Mánnik: Pudim de sémola e fruta que é servido como sobremesa.

~ Mors: Refresco de sumo de fruta (inicialmente de bagos silvestres ou drupas) misturado com água e adoçado com mel ou melaço.

O: ~ Okroshka: Sopa fria de batata, rabanete, pepino fresco, ovo cozido e Kvas.

~ Oladi: Tortas ou crepes de massa semelhantes aos blini mas muito mais grossas que estes.

P: ~ Paskha: Uma sobremesa tradicional da Páscoa russa feita com queijo fresco, creme de leite fresco, manteiga, açúcar, passas, frutas cristalizadas, nozes e amêndoas, enformados em fôrma de madeira que lembra uma pirâmide com símbolos de Páscoa. Na decoração com frutas cristalizadas escreve-se as letras X e R (Renascimento de Cristo).

~ Pelmeni: Tradicionais da Sibéria e do Norte da Rússia, semelhantes a raviólis recheados de carne.~ Pirogui: Tortas de formas redondas, quadradas, triangulares. 

~ Pirojki: Pãezinhos cujas formas e recheios não têm outro limite do que a imaginação de quem os confecciona. 

R: ~ Rakhat-lukum: Doce turco feito de açúcar, farinha e fécula com avelãs ou amêndoas.

~ Rassólnik: Prato preparado com molho de salmoura de pepino.

~ Rasstegái: Empada em cuja camada superior se deixa um orifício a fim de se deitar caldo ou manteiga.

S: ~ Schi: É uma das principais sopas russas, típica das regiões setentrionais do país. No Norte prepara-se com couve fermentada, ao passo que no Sul, por onde se expandiu gradualmente, é preferida a couve fresca.

~ Solianka: São pratos de sabores fortes, de caldos muito concentrados e de alto valor calórico.

~ Svekólnik: Sopa fria de beterraba, leva como caldo a água de cozimento das beterrabas.

U: ~ Ukhá: Outra das grandes sopas russas, de peixe. 

V: ~ Varéniki: Versão ucraniana de famosos pelmenis da Sibéria do Norte. Distinguem-se destes pela sua forma e recheios, que podem ser de batata, ou de repolho cozido ou de queijo ou de frutas.

~ Vatruskka: Pastelzinhos de massa geralmente recheados com queijo.

~ Vinegret: Salada de beterraba, batata, cenoura, pepino de conserva, ervilha verde e óleo de girassol.

Z: ~ Zakuski: É o nome dado às entradas na cozinha russa.

Zrazi: Croquetes de carne picada com recheio.

Vodka Russa

Strogonoff


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
BASTIDORES

BASTIDORES

MÚSICAS

MÚSICAS

Comentarios


  • Facebook - Anastasia Brasil
  • Instagram
  • YouTube - círculo cinza

Anastasia © Disney| 20th Century Studios- 1997
Design, Conteúdo © Anastasia Brasil - 2009/2024

bottom of page