top of page

OS Romanov

Foto do escritor: Bianca NobreBianca Nobre

Conheça a família da Grã-Duquesa Anastasia.

O último Czar Romanov foi Nicolau II, filho de Alexandre III e neto de Alexandre II. Alexandre II era chamado “O Czar Libertador”, pois libertou os escravos em 1861. Apesar disso, foi assassinado por um grupo terrorista chamado “A Vontade do Povo” (Narodna Volya). Nicolau tinha pouca idade, mas viu seu avô ser despedaçado por uma bomba e sofrer muito para morrer.


Depois da morte de seu avô, seu pai, Alexandre III, passou a ser o Czar. Alexandre III acabou por não dar ao povo russo a constituição que Alexandre II estava preparando. Alexandre II foi, sem dúvida, o Czar Romanov mais esclarecido.

Nicolau, aos dezesseis anos, conheceu a princesa Alix de Hesse, por ocasião do casamento de seu tio Serge com a princesa Elizabeth de Hesse, irmã mais velha de Alix. Ele ficou muito impressionado com a garota e, quando a reviu anos depois mais crescida, apaixonou-se por ela e decidiu pedi-la em casamento. Alix, ao casar-se com Nicolau, passou a se chamar Alexandra Fedorovna. Quando se casaram, o Czar Alexandre III já havia morrido e Nicolau já era Nicolau II, o Czar de toda a Rússia.

O casal teve quatro filhas... Uma atrás da outra. Só que nenhuma delas poderia ser a herdeira do trono. Segundo um decreto de Czar Paulo, nenhuma mulher poderia ser Czarina governante. O trono da Rússia somente poderia ser ocupado por homens. No caso de Nicolau, seu sucessor, caso ele não tivesse filhos, seria seu irmão Mikhail. Isso quase aconteceu quando Nicolau adoeceu com tifo, mas ele se recuperou. Nicolau tinha outros irmãos: Georg morreu de tuberculose aos 28 anos e era mais velho que Mikhail e Alexandre, mais velho que Nicolau, viveu por pouco tempo: nasceu em 1869 e morreu em 1870.

No verão de 1904, porém, a Czarina deu à luz um menino, que foi chamado de Alexei. Ao nascer, já era o herdeiro do trono, o Czarevich. Porém a criança tinha hemofilia, uma terrível doença de sangue transmitida pela mãe ao filho. Alexandra era neta da rainha Vitória da Inglaterra que, como se sabe, era portadora do gene da hemofilia. A rainha tivera dois filhos hemofílicos e suas filhas Alice (mãe da Czarina Alexandra) e Beatriz eram portadoras do mesmo gene. O menino de saúde precária acabou por debilitar a saúde da Czarina, que já não era boa. Por causa de sua doença surgiu o fenômeno RASPUTIN. O povo não sabia da doença do Czarevich, era segredo de estado e, portanto, a presença de Rasputin no meio da família imperial despertava muitas suspeitas. Por não saberem o que se passava, o povo especulava, fazia as mais estapafúrdias ideias sobre as relações de Alexandra, o Czar e seus filhos com Rasputin.

Ler mais sobre Rasputin.

A família do último Romonov é mundialmente conhecida por ter sido dizimada na fatídica madrugada de 16 de Julho de 1918.

Ler mais sobre o massacre em Revolução Russa.

E em 1981, foram canonizados pela Russian Ortodox Church Abroad como Mártires, mais tarde em 2000, canonizados pelo patriarca de Moscou como “passion bearers”.

Ler mais sobre a Canonização.

E por onde andam os descendentes dos Romanov?

A resposta a esta pergunta pode surpreender alguns e pode não ser grande novidade para outros... A família do último Czar pode não ter seguido em frente, e nem mesmo o fato que depois da morte de sua família muitos outros Romanov foram perseguidos e mortos apenas por serem... Romanov. Mas esses fatos não eliminou por completo o sangue dos Romanov que, ainda hoje, se mantém forte e no poder em vários países da Europa e promete permanecer assim pelo menos durante mais uma geração.

Dinamarca:

Dentro das famílias reais que ainda estão no trono, a da rainha Margarida II é a que possui uma relação mais direta com os Romanov. A sua avó materna era a princesa Alexandrina de Mecklenburg- Schwerin, filha da grã-duquesa Anastásia Mikhailovna. Esta não era a grã-duquesa que foi imortalizada em filmes e livros, mas sim a única filha do grão-duque Miguel Nikolaevich, filho do Czar Nicolau I, que reinou no Império Russo entre 1825 e 1855.

Mas as ligações não terminam por aqui. A rainha Margarida é também sobrinha-bisneta da Imperatriz Maria Feodorovna, uma princesa dinamarquesa, filha do rei Cristiano IX, que se casou com o Czar Alexandre III.

Maria Feodorovna era mãe do último Czar da Rússia, Nicolau II, e avó da Anastasia dos filmes. Para terminar as ligações familiares, Margarida II é também pentaneta de outra grã-duquesa russa: Helena Pavlovna, filha do Czar Paulo I e neta da Imperatriz Catarina, a Grande.


Ainda há mais descendentes na Holanda, Grécia, Reino Unido e Espanha.

Ler mais sobre em Blog Os Romanov.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook - Anastasia Brasil
  • Instagram
  • YouTube - círculo cinza

Anastasia © Disney| 20th Century Studios- 1997
Design, Conteúdo © Anastasia Brasil - 2009/2024

bottom of page